Conexão com a natureza – Bonsai

A algum tempo que eu trilho a caminhada para o aprimoramento da minha existência. Minha última novidade nessa caminhada é o cultivo de plantas, desde muito tempo que se houve que cultivar plantas é uma terapia. Eu concordo.

E como sempre gostei de filosófias orientais, devo ter vivido algumas existências por lá, sempre achei muito bonito o cultivo de bonsais. Estive estudando e estou criando meu primeiro pré-bonsai.

Ai você pergunta pré-bonsai? Isso!

Antes de uma planta se tornar um Bonsai com B maiúsculo ela precisa se desenvolver e tornar-se uma planta adulta dentro de certos padrões. Aqui vai uma foto dela.

minha primeira plantinha

Ela esta trocando de folhas agora, por isso alguns galhos estão pelados.

O texto abaixo representa muito bem o que é a arte de cultivar um Bonsai. Texto do site Arte Bonsai.

O Bonsai em Evolução

Eduardo Campolina

Evolução: Desenvolvimento gradual; movimento progressivo; transformação.

Tudo no universo tem como base o desenvolvimento e evolução, mas nada ocorre aos saltos. A evolução é gradativa, cada melhoria proporciona condições a mais um passo no processo.

Indubitavelmente, é o conceito mais intimamente relacionado à Arte Bonsai, sobre todos os aspectos. É a base conceitual, pré-requisito e objetivo, agente e resultante.

Em nenhuma outra arte existe tal interdependência na evolução da obra e do criador.

Obra em constante mutação, nunca terminada, obriga um grau de envolvimento e atenção único por parte do artista. O Bonsai precisa evoluir como ser vivo e como expressão artística durante toda a sua existência, forçando a evolução do seu criador nas mesmas bases, como indivíduo e como artista. E quanto maior a evolução do artista, maior a evolução da obra, e assim sucessivamente.

Todas as formas de expressão artísticas orientais possuem como objetivo principal a evolução intelectual e espiritual do indivíduo. Através da arte, buscam a elevação e o auto-conhecimento. Pela representação e compreensão dos elementos naturais e das forças envolvidas no seu funcionamento, encontram elementos de aprendizado para o crescimento individual.

O Bonsai carrega uma enorme quantidade de simbolismos e ensinamentos.  Enquanto árvore representa vigor, perseverança, resistência, força e ao mesmo tempo serenidade, tolerância, flexibilidade, adaptabilidade. Seu cultivo demanda concentração, conhecimento, experiência, habilidade, paciência, respeito e disciplina. Sua apreciação individualmente ou em conjunto com outros elementos artísticos relacionados, proporciona beleza e tranqüilidade, estimulando à meditação.

Aqui algumas imagens para inspirar


2 Respostas to “Conexão com a natureza – Bonsai”

  1. Amigão, é muito complicado cuidar de um bonsai? Qual o custo?

    • Depende mais de dedicação. O custo depende muito de qual espécie escolher. O importante é pesquisar um pouco sobre o cultivo e seguir o tutorial. =)

      O resto é você e a planta. Dia após dia.

      Creio que o custo é a sua paciência.

Deixe um comentário